25 Set Fiat, BMW e Intel juntas na luta pela condução autónoma
A Fiat Chrysler Automobiles acaba de se unir à parceria entre o Grupo BMW e a Intel para criar uma nova plataforma de condução autónoma.
Os esforços conjuntos têm por objetivo lançar uma nova plataforma a nível global. No acordo entre as várias partes, cada um dos parceiros irá trabalhar nos seus pontos fortes no que diz respeito à elaboração de uma arquitetura modular que poderá suportar diferentes níveis de condução: desde semi-autónoma até uma operação sem qualquer intervenção humana. A plataforma, que será adaptável aos requisitos específicos de cada parceiro, deverá estar na estrada em 2021.
Do lado do grupo que reúne emblemas como as italianas Fiat e Alfa Romeo ou a norte-americana Chrysler é expectável que sejam aproveitados os conhecimentos ao nível da engenharia, assim como os recursos técnicos e comerciais, sobretudo no que diz respeito ao mercado americano. “Para que a tecnologia de condução autónoma avance é vital formar parcerias entre fabricantes de automóveis, empresas de tecnologia e fornecedores”, disse o presidente-executivo da FCA, Sergio Marchionne, quando o acordo foi divulgado.
Entre os fornecedores, a aliança BMW-Intel-FCA conta com a Delphi Automotive e a Continental. O consórcio prevê ter até ao fim deste ano cerca de 40 viaturas autónomas para iniciar testes, aproveitando também os conhecimentos práticos da Mobileye.
No Comments