19 Jun Generali reforça presença em Portugal com a compra da Liberty Seguros
O grupo italiano Generali, que já detém a Tranquilidade, anunciou a compra da Liberty Seguros em Portugal, Espanha e Irlanda, num negócio avaliado em 2,3 mil milhões de euros. A operação, que ainda está sujeita à aprovação das autoridades reguladoras, permitirá à Generali manter-se o segundo maior grupo segurador não vida em Portugal, com uma quota de mercado de cerca de 11,8%.
A Liberty Seguros é uma das principais companhias de seguros em Portugal, Segundo o seu site oficinal tem uma rede de mais de 2000 agentes e mediadores e cerca de 00 colaboradores. Em 2022, registou um volume de prémios de 533 milhões de euros e um resultado líquido de 32 milhões de euros. A empresa oferece uma gama diversificada de produtos e serviços nas áreas de automóvel, habitação, saúde, vida e empresas.
A Generali é um dos maiores grupos seguradores do mundo, com presença em mais de 50 países e mais de 70 milhões de clientes. Em Portugal, entrou em 2019 com a aquisição da Seguradoras Unidas (Tranquilidade e Açoreana). Em 2022, o grupo teve um volume de prémios de 646 milhões de euros e um resultado líquido de 51 milhões de euros no mercado português.
Com a compra da Liberty Seguros, a Generali pretende reforçar a sua posição competitiva em Portugal e Espanha, beneficiando das sinergias entre as duas empresas e da complementaridade das suas redes de distribuição e chegar pela primeira vez ao mercado Irlandês. A Generali espera ainda aumentar a sua rentabilidade e eficiência operacional, bem como acelerar a sua transformação digital e inovação.
O presidente executivo da Generali, Philippe Donnet, afirmou que esta aquisição é “um passo importante na execução da nossa estratégia” e que “reforça significativamente a nossa presença em dois mercados importantes na Europa”. Por sua vez, o presidente executivo da Liberty Seguros em Portugal, José António Sousa, disse que esta operação “é uma oportunidade única para as nossas equipas se juntarem a um grupo líder mundial” e que “vamos continuar a oferecer aos nossos clientes as melhores soluções de seguros”.
A conclusão do negócio está prevista para o primeiro semestre de 2024, após a obtenção das autorizações necessárias por parte das entidades reguladoras competentes.
No Comments