Cada fabricante dispõe de uma grande variedade de modelos que variam essencialmente no tipo de piso, sulcos e dureza. Como exemplo, existem pneus de verão, de inverno, ambas estações, os M+S (mud and snow) e os Run Flat.
O tamanho do pneu afixado na parede lateral fornece uma quantidade significativa de informações sobre a sua finalidade, dimensões, capacidade de carga e velocidade.
Esta é a largura em milímetros do pneu de um flanco ao outro quando em repouso e visto de frente. Isto é conhecido como a largura da secção.
Esta é a razão entre a altura da parede lateral do pneu, (altura da secção), expressa em percentagem da largura. É conhecida como a relação de aspecto. Neste caso, 65% dos 185 milímetros é igual a 120,25 milímetros – a altura da secção.
O “R” indica que o pneu é de construção radial.
Este é o diâmetro em polegadas do aro da roda que o pneu foi concebido.
O Índice de Velocidade indica a velocidade máxima em que o pneu pode transportar uma carga correspondente a seu Índice de Carga (excepto para cargas em velocidades acima de 210 Km/h) sob condições de utilização especificadas pelo fabricante do pneu.
O índice de carga (Load Index) de um pneu é um código numérico associado à carga máxima que o pneu pode transportar. Estas são geralmente válidas para a velocidade abaixo de 210 km/h.
O DOT é um código alfanumérico composto por 12 digitos, com o propósito de identificar o pneu, o que pode tornar-se útil aquando da necessidade da recolha do produto (recall ou callback).
Este é o código do fabricante e da respectiva fábrica onde o pneu foi produzido. Neste caso, o código U2 corresponde à SUMITOMO RUBBER INDUSTRIES, LTD. em FUKUSHIMA, JAPÃO.
O código do tamanho do pneu é composto por dois dígitos e estão na posição 3 e 4.
Grupo de símbolos opcionais do fabricante, para identificar a marca ou outras características importantes do pneu).
Os últimos 4 dígitos mostram-nos a data de fabrico, sendo que os 2 primeiros correspondem ao número da semana e os 2 últimos ao ano. Neste caso podemos verificar que o pneu foi fabricado na 51ª semana do ano de 2007.
Quando um pneu apresentar o símbolo ECE, significa que ele é certificado e aprovado para atender aos padrões ECE quanto a dimensões físicas, exigências de marcação e regulamentações de resistência em alta velocidade. A marcação é feita até a letra E e um número representando o país de liberação da folha de aprovação, seguido por uma combinação de números exclusiva para cada produto.
Quando um pneu apresentar o número de Ruído Europeu Aprovado significa que ele atende as Diretivas 2001/43/EC, respeitando os novos níveis de emissão de ruído estabelecidos para países Europeus.
O TWI é um recurso de segurança importante que permite mostrar facilmente quanta superfície de rolamento resta no pneu. Barras de borracha estreitas são moldadas numa altura de 1,6 mm (2/32″) na parte inferior das ranhuras da superfície de rolamento. Quando o desgaste da superfície de rolamento atinge essas barras, o pneu deve ser substituído.