Matriculas
24068
page-template-default,page,page-id-24068,bridge-core-3.0.8,non-logged-in,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-29.5,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Matriculas

A HISTÓRIA

O sistema geral de numeração de matrículas dos automóveis portugueses foi implementado em 01 de Janeiro de 1937 e consiste em três grupos de dois caracteres, separados por dois traços. Inicialmente a sequência utilizada era a AA-00-00.

Em 1992 passou-se para a 00-00-AA e, em 2005, para a 00-AA-00 que está actualmente em vigor. Quando esta chegar ao fim, está prevista a introdução da sequência AA-00-AA.

Inicialmente os vários grupos de letras estavam reservados para ser atribuídos por região de registo. Actualmente isso não acontece, sendo as séries atribuídas de forma sequencial a nível nacional.

O SISTEMA

Através da localização das letras nas matrículas portuguesas, é possível saber em que ano essa viatura foi matriculada. É claro que no caso dos automóveis importados, não é possível estabelecer essa correspondência.

O conjunto das duas letras estão dispostas no início, no meio ou no fim da matrícula. Selecione a imagem que corresponde à matrícula que pretende saber o ano de registo.

A LEGISLAÇÃO

O decreto-lei nº 112/2009 de 18 de Maio, estabelece o regulamento de matrícula dos automóveis, seus reboques, motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos, máquinas industriais e máquinas industriais rebocáveis.

matrícula usada entre 1911 e 1937

Receba as novidades por Email

Se encontrou algum conteúdo que lhe interessa, inscreva-se para receber um resumo mensal com todas as novidades.
Email
Dou o meu consentimento?
Nenhum dado será fornecido a terceiros